Relações com Investidores

Glossário

CVM (Comissão de Valores Mobiliários): entidade que disciplina, fiscaliza e desenvolve o mercado de capitais do Brasil.

Distrato: representa o término do contrato de compra do cliente conforme a lei vigente.

ESG (Environmental, Social and Governance): termo que se refere a assuntos relacionados a boas práticas ambientais, sociais e governança. Para mais informações destas práticas na TEGRA, favor acessar o nosso relatório de Sustentabilidade clicando aqui.

Habite-se: documento emitido pela prefeitura local que atesta que o imóvel foi construído de acordo com as normas estabelecidas.

INCC (Índice Nacional de Custo da Construção): índice de inflação que reflete o aumento ou redução dos custos da construção no Brasil. O INCC é compilado e disponibilizado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Landbank: banco de terrenos que a TEGRA dispõe para futuros empreendimentos. É composto por (i) terrenos adquiridos e escriturados e (ii) terrenos contratados e próximos de escrituração mediante início de pagamento ou formalização de compromisso de permuta.

Participação (%) Tegra: percentual que representa apenas a participação TEGRA no projeto, excluindo eventual parcela pertencente a parceiros.

Permuta: formato de aquisição de terrenos em que o dono do terreno vende sua propriedade em troca de unidades físicas ou parte da receita do empreendimento.

Plano Empresário: linha de crédito bancária destinada ao financiamento do custo da obra do empreendimento imobiliário.

POC (Percentage of Completion): metodologia de reconhecimento contábil do resultado econômico de um empreendimento imobiliário. As receitas são reconhecidas mediante a evolução financeira da obra que é mensurada pelo custo incorrido em relação ao custo orçado total da obra.

Repasse: momento em que os clientes liquidam seus saldos devedores junto à TEGRA por meio de financiamento bancário. O repasse pode ocorrer de forma antecipada durante a construção ou no momento da entrega do empreendimento.

Resultado a apropriar: devido à metodologia POC que reconhece custos e receitas conforme o andamento da obra, este resultado se refere ao reconhecimento futuro de receitas deduzidas dos custos das unidades vendidas. Esta apropriação ocorre no tempo mediante o avanço da obra.

ROE (Return on Equity): termo que em português significa Retorno sobre o Patrimônio Líquido. Esta métrica financeira compara o lucro líquido gerado em um período em relação ao patrimônio líquido total da companhia.

SFH (Sistema Financeiro de Habitação): sistema de financiamento habitacional proveniente de recursos da caderneta de poupança e FGTS e que oferece condições favoráveis de taxas de juros e prazos para a aquisição e construção de de imóveis no Brasil.

Vendas Brutas: representa o valor de vendas total realizado durante o período e representado por unidades em lançamento, em construção e prontas.

Vendas Líquidas: representa o valor das Vendas Brutas deduzidas dos Distratos que ocorreram durante o período.

VGV (Valor Geral de Vendas): representa o valor potencial total a ser obtido pelas vendas da totalidade das unidades de um empreendimento.

VSO (Vendas Sobre Oferta): demonstra o volume de unidades comercializadas em determinado período em relação às unidades disponíveis. É calculado pela fórmula: vendas brutas do período / (estoque inicial do período + lançamentos do período).